segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Energético pode dar final ruim à festa

O RITMO E ALUCINANTE. LUZES COLORIDAS POR TODA A PARTE, PESSOAS DANÇANDO AO SOM DE MUSICA ELETRÔNICA, UMA TENDA ENORME ONDE A AGITAÇÃO DURA VARIAS HORAS.
AS RAVES - FESTAS AO AR LIVRE QUE OCORREM GERALMENTE NA PERIFERIA DAS GRANDES CIDADES, QUASE SEMPRE DE MADRUGADA - SÃO UM CENÁRIO PERFEITO PARA O CONSUMO GROSO QUE ATENUA O CANSAÇO E AUMENTA A DISPOSIÇÃO FÍSICA E MENTAL. QUER APROVEITAR TODA A BADALAÇÃO, CURTIR A NOITE SEM SENTIR AQUELE CANSAÇO? ENTÃO PEGUE ALGUMAS LATINHAS E PRONTO.
O PROBLEMA ESTA AI. ENERGÉTICOS CONTEM CAFEÍNA, UM ESTIMULANTE NATURAL QUE AGE SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL. UMA LATA COM CERCA DE 250 ML DA BEBIDA NÃO TEM MUITO MAIS DO QUE UMA XÍCARA COM 150 ML DE CAFÉ POR EXEMPLO.
A PESSOA TENDE A CONSUMIR O ENERGÉTICO COM OUTRO ESTIMULANTE, COMO CAFÉ, CHÁ, PARA POTENCIALIZAR O EFEITO, OU A MISTURA-O COM ALCOOL. ESSA MISTURA, AS VEZES, PODE SER MALÉFICA AO ORGANISMO.
A CAFEÍNA PRESENTE NO CAFÉ, NO GUARANA, NOS CHÁS AUMENTA A FREQUÊNCIA CARDIORESPIRATORIA, PODE PROVOCAR GASTRITE E IRRITAÇÃO NA MUCOSA INTESTINAL. PESSOAS COM PROBLEMAS CARDIOVASCULARES OU GASTROINTESTINAIS NÃO DEVEM ABUSAR DA CAFEÍNA.
A MISTURA DE ENERGÉTICOS E ÁLCOOL PROVOCA UMA ALTERAÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. A EXCITAÇÃO INICIAL SEGUE-SE A SONOLÊNCIA. PODE HAVER ATE TONTURA E DESMAIO.
ADULTOS QUE NÃO TEM DOENÇAS QUE POSSAM SER AGRAVADAS PELA CAFEÍNA PODEM TOMAR TRÊS OU QUATRO XÍCARAS DE CAFÉ E TERÃO OS SENTIDOS MAIS AGUÇADOS.
ESSES EFEITOS VARIAM. PESSOAS QUE TOMAM UM CAFÉ A NOITE E NÃO CONSEGUEM DORMIR. OUTRAS TEM DE TOMAR UM CAFEZINHO PARA IR DORMIR.
ENERGÉTICOS E ESTIMULANTES TEM COMO PRINCIPAL SUBSTANCIA A CAFEÍNA. ELA ESTIMULA A LIBERAÇÃO DE NEURO TRANSMISSORES, ENTRE ELES A DOPAMINA, RESPONSÁVEL PELA SENSAÇÃO DE ALEGRIA BEM-ESTAR.
A OVERDOSE DE CAFEÍNA INUNDA A SINAPSE DE DOPAMINA. EM VEZ DE MELHORAR A ATENÇÃO E A DISPOSIÇÃO, A PESSOA FICA DESCONCENTRADA E IRREQUIETA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário