segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A revolução socialista e a formação da União Soviética

A organização dos trabalhadores foi significativa e teve grande repercussão.
Ainda em 1917 aconteceu a revolução socialista, comandada pelos bolcheviques que tinham como líderes Vladmir Lênin e Leon Trotski. A partir daí, esse governo organizou a economia através de uma politica que estatizou todos os meios de produção. Essa medida sofreu uma grande oposição, principalmente dos camponeses, o que levou Lênin a reformulá-la.
As diferenças sociais foram relativamente reduzidas, depois da reorganização , mas a população russa passou a enfrentar outros problemas. Com a ausência de democracia, o comando político e administrativo ficou centralizado no unico partido, o Partido Comunista Russo.
Após a revolução o processo de expansão do socialismo levou à criação, em 1922, da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS, formada por Russia, Belarus (Bielo-Rússia) e Ucrânia.
Ainda na década de 1920, outros países aderiram a União: Usbequistão, Turcomenistão e o Tajiquistão. Na década de 1930, a URSS chega a ocupar praticamente a mesma extensão territorial do Império russo, quando Armênia, Casaquistão, Azerbaijão, Geórgia e o Quirguistão integram o bloco.
E, finalmente, durante a Segunda Guerra Munidal as terras da Lituânia, Letônia e Estônia foram reincorporadas, formando um total de 15 repúblicas, numa área de aproximadamente 22 milhões de quilômetros quadrados. A administração desse extenso território ficou centralizada na capital russa, a cidade de Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário