segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Calor e temperatura

Já vimos no estudo sobre energia que o calor também é uma forma de energia, que denomidas ENERGIA TÉRMICA. E sendo energia, pode ser tarnsformada, transferida e aproveita-da de maneiras. Nosso aprendizado sobre essa forma de energia começou há milhares de anos , quando os homens das cavernas descobriram como fazer fogo e coonservá-lo aceso pelo tempo que quisessem.
Hoje em dia ,dominamos não apenas o calor do fogo como também o produzido por outras fontes, como a eletricidade. Assim, tomamos banho com água quente vinda do chuveiro elétrico, usamos aquecedores elétricos quando o tempo está frio, ventiladores ou aparelhos de ar -condicionado quando o tempo está quente , e assim por diante.
De uma forma ou de outra, calor está sempre presente em nosso dia-a-dia.Contudo, não é tão fácil explicá-lo. Oque é isso que nos pode provocar tantas sensações familiares, derreter gelo ou ferver água;que é capaz de aumentar ou reduzir as dimensões de um corpo? Como é transferido de um corpo a outro ou de um lugqar a outro? Dessas e de outras questões relacionadas ao calor é que vamos tratar nesta unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário