segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os Tigres Asiaticos

No imaginário oriental, como também entre outros povos, figuras de animais expressam ou representam certas ideias. O tigre, originário da Ásia, por simbolizar a astúcia e a força, é utilizado para designar os países que, em curto espaço de tempo, apresentaram um intenso e contínuo desenvolvimento econômico e social, ou que se industrializaram com grande rapidez. É o caso de Cingapura, Taiwan ou Formosa, Hong Kong e Coréia do Sul, cuja industrialização ocorreu a partir de 1960.
Recebem também a denominação de Novos Países Industriais - expressão utilizada para designar países que se industrializaram recentemente, após a Segunda Guerra Mundial, diferenciando-se daqueles que realizaram suas revoluções industriais nos Séculos XVIII, XIX e início do XX (Inglaterra, Japão, França, Alemanha, Estados Unidos, Rússia etc.).
Os Novos Países Industriais abrangem um conjunto formado por Brasil, México, Argentina, África do Sul, China, Turquia, Índia, Indonésia, Tailândia, Malásia e os Tigres Asiáticos.
Os tigre Asiáticos diferenciam-se, porém, dos demais, entre outros fatores, porque o desenvolvimento econômico realizado por esses países e por Hong Kong foi acompanhado pelo desenvolvimento social.
Tornando-se apenas como base o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e a taxa de mortalidade infantil (abaixo de 1 ano), podemos notar a diferença de dados entre os Novos Países Industriais, chamados também países de industrialização tardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário