segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Guerra Fria

Na década de 1920, a economia mundial sofreu uma grave crise. Essa crise envolveu a queda da produção agrícola e industrial, o aumento do desemprego e teve como marco simbólico a quebra da bolsa de Nova York em 1929.
No ínicio da década de 1930 a recessão agravou-se, sem que o governo norte-americano conseguisse enfrentá-la. Em 1932, ocorreram eleições presidenciais, vencidas pelo candidato da oposição, Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), que apresentou propostas de mudança na economia para combater a crise.
Roosevelt formou uma equipe de políticos e técnicos que elaborou um plano de forte intervenção do Estado na economia. Esse plano, conhecidocomo New Deal (Novo Acordo), teve aprovação do congresso e foi aplicado entre 1933 e 1938. A intervenção governamental na economia contrariava as ideias liberais, base do desenvolvimento capitalista norte-americano. Contudo, diante da grave crise, a maioria da população apoiou o governo.
Entre as medidas que costumavam do New Deal, destacaram-se a intervenção no sistema financeiro e os estímulos a industriais e fazendeiros para aumentar a produtividade. Tambem foram ampliadas obras do Estado para reduzir o desemprego. Os objetivos de aumentar a produtividade e diminuir o desemprego foram alcançados, mas o crescimento econômico só seria efetivamente retomado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Como seu território não foi atingido diretamente pelos conflitos, os Estados Unidos não sofreram uma crise econômica tão profunda como a vivenciada pelos europeus. Além disso, durante a guerra, os norte-americanos aumentaram a produção de armas, navios e aviões que vendiam aos países aliados. o que deu um forte estímulo à indústria.
Ao término da guerra, os produtores agrícolas e industrias dos Estados Unidos haviam retomado o crescimento. Essa recuperação econômica foi acompanhada pelo aumento da importância política do país no contexto mundial, como veremos a seguir.
Já vimos que a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em 1941, se revelou decisiva para a vitória dos aliados. Na fase final do conflito, os norte-americanos lideraram com os soviéticos as ações contra os integrantes do Eixo.
Entre 1943 e 1945, os líderes aliados realizaram conferências em que definiram os limites territoriais dos países libertados do domínio nazista, esboçando a divisão de poder que se consolidaria no pós guerra. Também discutiram a criação de uma entidade internacional que sucedesse a antiga Liga das Nações, criada após a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de contribuir para a paz entre as nações.
Em1944, representantes dos Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e China elaboraram um plano para a criação da nova entidade, nomeada Organização das Nações Unidas (ONU). Fundada em 1945, a ONU tinha como objetivo garantir a paz mundial, proteger os direitos para todos os povos e a melhoria dos padrões de vida no mundo. Sua sede permanente foi estabelecida em Nova York, numa demonstração da crescente liderança política dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário