segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Heterogêneo

Misturas heterogênea de sólido e líquido

Se o sólido não é solúvel no líquido, pode ser separado decantação ou sedimentação. Esses processos consistem em deixar a mistura repousando por algum tempo. Isso faz o material denso depositar-se no fundo do recipiente, enquanto o material menos denso fica flutuando sobre ele. Quando isso acontece, a separação dos componentes pode ser retirando-se o líquido por inclinação do frasco ou por sifonagem, método que por sucção serve apenas para dar inicio ao escoamento, o restante é removido o auxílio da pressão atmosférica.
Podemos observar o processo de sifonagem quando vemos alguém retirando combustível de uma mangueira. Porem a forma mais eficaz de separação de misturas heterogênas de sólido e líquido é a filtração, processo em que a mistura é colocada em filtro que permite a passagem do líquido e retém o sólido.

Mistura heterogênea de sólido e gás.

Quem trabalha em ambiente empoeirado precisa usar máscaras, que estão espécie de filtro: deixam passar o ar, mas retêm as particulas sólidas.
O filtro de tecido ou papel existente no interior do aspiradores pelo aparelho.
Veículos como os automóveis filtram o ar que precisa entrar no motor para que o combustível queime. Nesses caso, as indesejáveis párticulas sólidas que o ar carrega são retiradas por filtros de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário