segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Onde estão os negros?

Segundo dados de 2003, de cada dez brasileiros que chegam ao topo da sociedade, nove são brancos. Cento e dezesseis anos depois da abolição da escravidão, o Estado brasileiro ainda não foi capaz de criar um modelo de sociedade democrática que eleve naturalmente o padrão de vida da população negra.

Saiu o último estudo sobre desigualdade salarial entre brancos e negros no Brasil. De acordo com o levantamento realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Económicos) e pela Fundação Seade( Sístema Estadual de Analise de Dados), os brancos têm rendimento mensal médio de 760 reais, quase o dobro dos 400 reais que os negros recebem por mês.

Apresentados dessa forma, os números podem levar à conclusão equivocada e simplista de que os patrões contratam brancos e negros para postos de igual responsabilidade, mas, num ato preconceituoso, decidem dar aos brancos salários mais altos do que os negros.

Como resultado disso, tornaram-se mais frequentes cenas de negros em restaurantes caros ou fazendo compras em lojas chiques nos shoppings. Os avanços amenizam o problema, mas não escondem o fato de existe enorme desigualdade racial no Brasil. Ainda falta muito para que as salas da universidades, os cargas de chefia e os postos públicos q mais cobiçados sejam preenchidos de forma equilibrada entre brancos e negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário