segunda-feira, 28 de março de 2011

A verdade !

No final do século XVIII o ouro da colônia Portuguesa principalmente encontrando em Ouro Preto, Minas Gerais estava escasso.

A escassez do ouro fez com que o Império Português começasse a cobrar muitos impostos sobre a colônia. A maior parte dos colonos trabalhavam no garimpo e ganhava muito pouco e não conseguiam pagar as tarifas. Os representantes da Coroa Portuguesa estavam se organizando para invadir as casas com intuito de cobrar as tarifas. Esse movimento foi denominado derrama!
Acontece que certa parte dos colonos estavam ficando revoltados, pois a final não tinham culpa da escassez do ouro. Na colonia existiam algumas famílias ricas que mandavam seus filhos estudarem na Europa, principalmente na França. Nesta época estavam acontecendo revoluções liberais na Europa e esses estudantes voltavam para Minas com ideias Iluministas. Traziam livros escritos pelos revolucionários, escondido na bolsa, pois esses eram proibidos na colonia, por justa causa. Um dos integrantes das reuniões anti-coloniais que discutiam o assunto em Minas era Tiradentes. Esse era o que tinha menos poder aquisitivo, existiam vários integrantes, Joaquim Silvério, acabou entregando a revolução contra a Derrama para o Governo. Embora a Derrama não tenha acontecido Minas ainda era uma colônia e queria sua independência !
Como Tiradentes era pobre esse foi levado para o rio, foi morto, esquartejado, salgado e pendurado para todos verem. De forma que foi uma amostra do que aconteceria com quem fosse contra o governo Português.

Os outros integrantes tiveram suas sentenças mas não foram mortos!

Dia 21 de abril, a Presidenta Dilma estará em Ouro Preto recebendo uma medalha de condecoração da Inconfidência Mineira a, e nós alunos do Jésu Milton queremos que a direção organize uma excurção para que possamos participar deste momento.

Jennifer Lara & Larissa Reis 8° I

Nenhum comentário:

Postar um comentário