sexta-feira, 11 de março de 2011


O governo de Jk, diferenciamente de Vargas, foi marcado por uma abertura ao capital estrangeiro. Para, o Brasil só se desenvolveria com os investimentos externos. A campanha Juscenista se baseou no lema 50anos em 5, ou seja, o país se desenvolveria o equivalente a 50 anos em apenas 5 anos de governo. Para realizar tal façanha foi implantado o Plano de metas, 31 objetivos seriam atingidos, distribuídos em areas de atuaçao básica :trasporte, energia, alimentaçao, educaçao e industrializaçao. A "Politica desenvolventista" de Juscelino baseava-se no Estado coordenado o desenvolvimento do país. Em 1959, ele criou o Sudene (Superintendencia para o desenvolvimento do Nordeste) para integrar a regiao, economicamente, ao resto do país. Talvez a mais significativa medida adotada , no sentido da industrializaçao, foi a criaçao do GEIA (grupo de estudos da indústria automobilística) que favoreceu a implantaçao da indústria automobilísticano Brasil. Finalmente devemos falar sobre a "síntese de todas as metas", a construçao de Brasília.
Juscelino Kubitschek saiu do governo com a popularidade alta mas deixou para os seus sucessores o custo do desenvolvimento, uma enorme dívida externa e inflaçao alta.


Autores:Flávia e Marcos

3 comentários:

  1. Para um primeiro post, excelente. Parabéns pela criação e postagem. Espero que vocês usem cada vez mais a criatividade e os dons que posseum.
    Valeu! Nota 10

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO mesmo assim ficamos já sabendo de uma parte da matéria que iremos estudar esse ano!!

    ResponderExcluir