Sinais de alerta (Alguns fatores impulsionam o jovem a expereimentar as drogas)
- Curiosidade : Por característica própias da idade, os jovens têm uma grande atração por aventuras, desafios e experiencias ainda não conhecidas
- Modismo : Determinadas idéias podem influenciar costumes condutas. Assim, um herói de Tv, um perssonagem de um livro ou de uma peça teatral podem atrair inúmeros simpatizantes.
- Crise familiares :Essas crises, aguda ou crônicas, criam condições adequadas para que um ou vários de seus membros procurem algum tipo de "anestesia".
- Imitação :Pode ocorrer inconscientemente, sem que o jovem perceba, e representa uma nescessidade deindentificação com um grupo.
- Crise existencial da adolescência :Por não ser uma criança e ainda não terse tornado um adulto, o adolescente vive um dilema que o leva a uma grande inseguraça.
- Pobreza e miséria : Ambientes nos quais faltam condições mínimas para uma boa qualidade de vida propiciam a prédisposição ao uso de álcool e drogas.
- Propaganda : Em virtude da facilidade dos jovens de asssimilar mensagens veiculadas pela mídia, propagandas que estimulam o usoou campanhas preventivas mal alaborado criam uma tendência á experimentação.
- Falta de preparo para de "não" :Nossos métodos pedagógicos não abordam a importância do exercício da liberdade de escolha e, aissim , muitas vezes, o jovem experiencia a droga simplesmente porque esta lhe foi oferecida e ele não soube dizer "não".
- Sintomas psíquicos :Depressão, ansiedade, disritmaia e síndrome do panicopodem levar os jovens a atitudes que chamadas de "automedicação", quer dizer, procuram no álcool e nas drogas um alívio, ainda que tempotemporário, para seu sofrimento psíquico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário