quinta-feira, 7 de julho de 2011

A economia global e as transformações no espaço geográfico


Os avanços tecnológicos nas telecomunicação e nos transportes favorecem o intercâmbio político, econômico e cultural entre países. Podemos dizer que atualmente o mundo forma um sistema integrado no qual países, cidades, empresas e universidades, por exemplo, encontram-se interligados. Nesses sistema há um constante fluxo de informações, capitais, mercadorias e também de pessoas.

Assim, são muitas as transformações no espaço geográfico,decorrentes da globalização da economia. Vamos analisar resumidamente algumas delas.


Transformação na produção


Mundialização da produção. Empresas que estão sediadas em países desenvolvidos e têm filiais em outros países tomam decisões estratégicas sobre a produção: o que, quando e onde fabricar. Também investem bastante em marketing e propagandas que criam a indentidade com o produto ( a vontade de comprar).


Telecomunicações. A expansão das telecomunicações com o emprego de satélites e fibras ópticas permite a transmissão de dados em altíssima velocidade.

Informações sobre o processo produtivo são encaminhadas e recebidas, em tempo real, em qualquer ponto do planeta e facilitam o trabalho de marketing das empresas, por meio da difusão das propagandas.


Desenvolvimento de protótipos. Y, instalada no país B, recebe os medelos, fabrica os protótipos e encaminha para a produção na empresa Z, instalada no país C.


Atrativos. O país C, subdesenvolvido, fornece a matéria-prima e fabrica o tênis. As empresas estrangeiras instaladas nesse país beneficiam-se da mão-de-obra e das matérias-primas baratas, da redução de impostos oferecida pelos governos locais, da ausência de legislação e fiscalização rigorosas e da existência de um crescente mercado consumidor.


Mercado. Tênis do novo modelo são vendidos em vários mercados, incluindo os países A, B e C.


LEGENDA:


País A: Sede da empresa X


A empresa X decide produzir um novo modelo de tênis; desenvolve e encaminha modelos (geralmente virtuais) para a empresa Y.


X busca condições favóraveis de produção


País C. Empresa Z: filial de X


País B. Empresa Y: filial de X.


Fonte: Projeto araribá Geografia 8°ano pagina 41Postado por:mateus

5 comentários: