segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As cores das tintas

Dissemos que o vermelho, o verde e o azul são cores pirmárias porque podem produzir, em combinações diferentes, todas as outras cores. Esse é o ponto de vista da Física. Mas talvez você já tenha ouvido falar que as cores primárias são azul, o vermelho e o amarelo. Provavelmente essas seriam as cores chamadas primárias se perguntasse a um pintor. Afinal, quem está certo, o físico ou o pintar?
Na verdade, os dois têm razão. Ocorre que cada um deles está usando um critério diferente. O físico está se referindo aos feixes de luz, que compõem todas as demais cores por diferentes combinações e que, somadas, produzem a luz branca. Já o pintor está se referindo às cores de pigmentos que misturados podem compor a cor preta.
Por exemplo, se você misturar tinta azul com tinta amarela, obtêm o verde. Já o verde não é obtido por combinação de luzes, é uma cor primária para a luz.

Qual socialismo?

desde a antiguidade existem pessoas preocupadas com a vida em sociedade, que pensam em modificar a organização social e assim melhorar as relações entre os indivíduos.
Na Idade Moderna também existiu essa preocupação. Um inglês de nome Thomas More(1478-1535) escreveu um livro chamado Utopia, no qual mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta, descrevendo uma cidade ideal (utopia significa ''lugar nenhum''), onde não havia propriedade privada nem dinheiro,com absoluta comunidade de bens.
Com as grandes desigualdades sociais criadas pela Revolução Industrial, as ideias de reformar a sociedade ganharam mais força. Surgiram pensadores com Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon, e etc, o comunismo seria uma etapa posterior do socialismo e se caracteriza pela inexistência do Estado e pelo autogovernamento da coletividade.
Esses pensadores ficaram conhecidos como socialistas, pois defendiam a socialização de quase tudo o que existe na sociedade, ou seja, a abolição da propriedade particular ou privada dos meios de produção (terra, industria, comercio,edifícios etc;), tornando-as propriedades públicas, do Estado. Propunham que as vantagens particulares acabassem e que todas as pessoas fossem beneficiadas com a riqueza criada pelo trabalho humano e o fim das diferenças entre as classes sociais.
As ideias socialistas espalharam-se pela Europa, depois por todo mundo, e não se restringiram à teoria. Foram aplicadas em vários países.
As ideias socialistas foram introduzidas apenas em parte. Por exemplo, os revolucionários da Rússia criaram um monopólio do poder exercido pelo partido Comunista, ou seja, era permitido existir apenas partido político e ele dirigia tudo: a política externa e a interna, a economia, a vida cultura do país, a imprensa, a educação, a polícia política (KGB). O Estado Soviético era o pro pio partido comunista da União Soviética. Assim sendo, não se instalou um governo democrático no decorrer de toda a história da US, de 1917 até 1991, quando deixou de existir.
Diante disso, a utilização da expressão socialismo, de forma geral, para designar o regime que existia na União Soviética, nos países socialistas da Europa, da China, em Cuba, na Coreia do Norte etc., não é correta. o que existiu e ainda existe em alguns países são certas praticas de socialismo. Não é socialismo democrático. Muitos nomes surgiram para se referir a esse socialismo: ''socialismo real'', ''ditadura do estado'', ''socialismo tipo soviético'', ''stalismo'', ''totalitarismo'', ''socialismo realmente existente'', etc.

Sinais de alerta (Alguns fatores impulsionam o jovem a expereimentar as drogas)

  • Curiosidade : Por característica própias da idade, os jovens têm uma grande atração por aventuras, desafios e experiencias ainda não conhecidas
  • Modismo : Determinadas idéias podem influenciar costumes condutas. Assim, um herói de Tv, um perssonagem de um livro ou de uma peça teatral podem atrair inúmeros simpatizantes.
  • Crise familiares :Essas crises, aguda ou crônicas, criam condições adequadas para que um ou vários de seus membros procurem algum tipo de "anestesia".
  • Imitação :Pode ocorrer inconscientemente, sem que o jovem perceba, e representa uma nescessidade deindentificação com um grupo.
  • Crise existencial da adolescência :Por não ser uma criança e ainda não terse tornado um adulto, o adolescente vive um dilema que o leva a uma grande inseguraça.
  • Pobreza e miséria : Ambientes nos quais faltam condições mínimas para uma boa qualidade de vida propiciam a prédisposição ao uso de álcool e drogas.
  • Propaganda : Em virtude da facilidade dos jovens de asssimilar mensagens veiculadas pela mídia, propagandas que estimulam o usoou campanhas preventivas mal alaborado criam uma tendência á experimentação.
  • Falta de preparo para de "não" :Nossos métodos pedagógicos não abordam a importância do exercício da liberdade de escolha e, aissim , muitas vezes, o jovem experiencia a droga simplesmente porque esta lhe foi oferecida e ele não soube dizer "não".
  • Sintomas psíquicos :Depressão, ansiedade, disritmaia e síndrome do panicopodem levar os jovens a atitudes que chamadas de "automedicação", quer dizer, procuram no álcool e nas drogas um alívio, ainda que tempotemporário, para seu sofrimento psíquico.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lendas brasileiras


  • Curupira-Assim como boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres.


  • Boitatá- Representado por uma cobra .
BOTO: Acredita-seque a lenda do boto tenha surgido na região amazonica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas.
Caipora: Uma entidade da mitologia tupi-guarani. É representada como um pequeno índio de pele escura, agil, nu, que fuma um cachimbo e gosta de cachaça.
  • Chupa- cabra: É, supostamente, um animal desconhecido para a zoologia que mata sistematicamente animais rurais em regioes da America, e etc.

  • Cuca: Um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Diz a lenda que era uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes.
  • Iara: Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'agua: a sereia.
  • Mula-sem-cabeça: Uma mulher, que tivesse coito com um padre católico, se transformaria em mula-sem-cabeça.
  • Pisadeira-é uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas,provocando a falata de ar.
  • saci-pererê-O saci é representado por um menino negro sem uma perna.
  • Corpo-seco-E representado por uma assombraçãoque fica assustando as pessoas nas estradas.
  • Mãe-de-ouro-Representado por uma bola de fogo que aindica os locais onde se encontra jazidas de ouro.
  • Mapinguari- Seria uma criatura coberta de um longo pelo vermelho vivendo na floresta Amôzinica.

O fim da república velha e a era vargas

Bom no século xx, no sertão nordestino vivia sobre poder dos coronéis, eles tinham o exercitos ao seu favor. Agora se pergunta como els chegaran ao topo? Bom foi por meio do voto de coabresto, ou seja, eles prometiam coisas, davam dinheiro para os trabalhadores em troca de voto, para seu candito.
Os trabalhadores eram muito exploradores até que um grupo de cangaceiros que comandava era Lampião o "rei do cangaço", e sua companheira Maria Bonita, els faziam de tudo para defender os trabalhadores. Eles queriam fazer com que os coroneis paracem de comandar e parar de fazer o povo sofrer eles assaltaval e saquiavam as fazendas e pequenas cidades do sertão, eles também ajudavam os necessitados, adiquirindo um grande prestigio ; o popular.
-Na minha minha opinião os cangaceiros eram pessoas boas é que luitavam e derrubar o poder dos coroneis. Isso é o que eu entendi sobre aquela epoca. -

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Indice de Desenvolvimento Humano.

O programa das Nações Unidas para o desenvolvimento criou o IDH para avaliar o desenvolvimento humano dos países, compará-lo e alertar os goververnates da necessidade de se adotarem políticas públicas digiridas à elevação do nível de vida das populações.
O cálculo do IDH é feito com base em três indicadores socioeconômicos: esperança de vida ao nascer, nível de instrução ( representando pelas taxas de alfabetização de adultos e escolaridade) e rendimento ou PIB per capita. Calculado o índice para cada uma desses indicadores, obtém-se uma média.
Estabeleceu-se uma escala de 0 a 1: zero um número próximo de zero representa baixo nível de desenvolvimento humano; 1 ou um número próximo de 2 representa bom nível de desenvolvimento humano. Assim, definiu-se que:
  • IDH igual ou maior que 0,800 corresponde à categoria de desenvolvimento humano elevado.
  • IDH entre 0,500 e 0,799 corresponde a desenvolvimento humano médio.
  • IDH menor que 0,500 é considerado índice de desenvolvimento baixo.

o que foi a crise de 1929

De 1929 até 1933, quase todos os países do mundo capitalista enfrentaram um período de crise econonômica que ficou conhecida como a grande depressão. a quebra da bolsa de valores de nova York, em Outubro de 1929, marcou o início de um período de grande desemprego, falência de empresas e bancos e queda do preço dos produtos agrícolas e industriais, principalmente daqueles exportados por países da Ásia, da África e da América latina. no Brasil, o principal efeito da crise se manifestou na queda abrupta do preço do café no mercado internacional, que levou muitos fazendeiros á falência.
circuito do ouro (mg)
o circuito turístico do ouro faz parte do chamado quadrilátero ferrífero ( que você já viu na página 128), onde se encontram riquíssimas jazidas minerais.
dono de um fabuloso acervo histórico e artístico, o circuito do ouro possui dois patrimónios da humanidade: ouro preto e o santuário do bom jesus de Matosinhos, em congonhas. além desses dois municípios, mais dezassete integram esse circuito, entre eles: caeté, itabira, itabirito, mariana, ouro branco, sabará e santa bárbara.
Em recorrência da história da mineração do ouro, os diversos municípios popular. também abriga um rico património natural, com cachoeiras, matas e paisagens serranas que embelezam a região. são destaques o parque estadual do itacolomi e o parque natural do caraça.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VARIAÇÕES SEXUAIS

  • Heterossexual
  • são invíduos que se relecionam afetivo-sexualmente com sexo oposto

  • Homossexual
  • feminino:mulheres que se comportam de maneira feminina,setemse mulheres,ma s

VIOLÊNCIA SOCIAL

  • No trabalho
  • sálario diferenciado para o mesmo cargo (homem/mulher)
  • revistas íntimas feitas por homens;
  • exigência de boa aparência;
  • constrangimento sexual

  • Ideologia
  • distorção da imagem de mulher
  • Com relação á raça
  • Todo e qualquer tipo de descriminação
  • Constrangimento ilegal
  • Se a mulher deseja ter um emprego renumerado- o que a Lei lhe permite como cidadã - e alguém a impedfe de fazê-lo , ameaçado-a ou usando violência, ela está vivendo uma situação de constragimento ilegal.
  • Pena : detenção de três meses a uma ano.
  • Código Penal, art. 46

APENAS UMA IMAGEM

Me olho no espelho
E me pergunto: quem è esta ?
O rosto, antes de menina
Agora é de uma mulher.

Onde estão meus sonhos de criança?
Forma se perdeendo pelo mundo.
Queria ser tanta coisa!
Mas a vida me deu outro destino.

Não sei como e nem por que
Entrei neste caminho sem volta.

Todas as noites me pinto e me visto
Para uma pessoa sem rosto, á procura de prazer.
Meus sentimentos e emoções não importam.
O que está em jogo é apenas o meu corpo.

Passo diante de um vidro de carro
E vejo uma imagem refletida
Não me reconheço.
Enxergo apenas a profissional de sexo.